Com o passar dos dias facilmente caímos no erro de achar que estamos ficando cada vez mais "velhos". Cuidado! Não estamos ficando mais velhos, e sim mais novos!
Com a ajuda do filósofo Mario Sergio Cortella explico: Para ficarmos mais velhos com o passar do tempo teríamos nós que ter nascidos prontos e irmos nos gastando gradualmente com o caminhar da vida. Percebeu o erro?
Nós não nascemos prontos, pelo contrário, nascemos como seres inacabados, incompletos! E com a chegada dos anos vamos "ficando prontos". Ou seja, você hoje é a versão mais nova de você mesmo que já existiu! Curioso não?
De fato somos hoje a "última versão" de nós mesmos! E o que isso tem a ver com auto-construção? Tudo!
Tudo aquilo que permitimos que nos aconteça gera consequências em nós, o início de nossa construção. Ninguém supera um desafio e depois continua da mesma forma que se apresentou a ele, ninguém passa por uma experiência afetiva frustrada e sai como se nada tivesse acontecido, ou pelo menos não deveria.
Aqui está o ponto chave desse artigo: As experiências que estamos vivendo estão nos fazendo! E mais que isso, o que nós vemos, ouvimos, falamos e sentimos nos fazem como pessoas, formam nossa personalidade, nos constroem a todo tempo.
Não temos controle de tudo que nos pode acontecer, mas de uma pequena parte podemos interferir, e é aqui que usufruímos de um dos maiores dons que Deus nos deu, o dom da Liberdade! Liberdade de selecionar as pessoas que queremos que fiquem perto de nós, pessoas que realmente nos fazem bem. Liberdade de poder ajudar quem precisa de amor, ainda que nós mesmo precisemos também. Liberdade de escolher o que queremos eternizar em nós (pe Fábio).
E em todo esse longo caminho, em meio a esse mundo barulhento que insiste em nos tirar a calma, temos um ajudante, um importante ajudante... Jesus. Ele que viveu como nós, sentiu a bondade e maldade que existem nas pessoas, e soube viver bem, tão bem que até hoje vivemos as consequências de suas escolhas.
Eis nosso ponto de apoio, o próprio Deus que nos quer bem. Ele que quer que vivamos bem, que quer nos ensinar a como viver assim. Ele que deseja que sejamos felizes e nada mais que isso, simplesmente felizes, felizes nas escolhas que fizermos.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário